Conheça um Pouco da Nossa História

O Hotel Panorama & Acquamania Resort é ousado desde sua concepção. O projeto arquitetônico semicircular era algo totalmente inusitado no início dos anos 80, quando o empreendimento começou a ser construído, em Foz do Iguaçu (PR). Um grupo de empresários encantados pela localização, próxima às Cataratas do Iguaçu, Aeroporto Internacional e centro da cidade, decidiu criar um hotel que fosse além das expectativas dos hóspedes.

Nós, do Hotel Panorama, tínhamos o sonho de oferecer aos visitantes: aconchego, tranquilidade, uma boa vista, estrutura integrada à natureza local e condições que proporcionassem boas experiências aos visitantes. O médico Xenofonte de Macedo Xavier Villanueva foi convidado a conhecer o audacioso projeto, que contava com um grupo de sócios. Deslocou-se de Rolândia, Região Norte do Paraná, onde exercia a carreira de cirurgião havia 36 anos. Apaixonou-se pela ideia e adquiriu, de imediato, 51% das ações do Hotel Panorama.

A partir dessa aquisição, praticamente em todos os fins de semana Xenofonte viajava, em seu Jipe, de Rolândia a Foz do Iguaçu. O tempo mostrou-lhe que aquele seria um grande empreendimento em Foz do Iguaçu, cidade que ele sempre acreditou ser uma referência mundial. Mais interessado que seus sócios no futuro do negócio, optou pela compra de todas as ações, detendo 100% do empreendimento, quando a edificação ainda estava sendo construída.
Ainda nos anos 80, o Hotel Panorama ficou pronto. O projeto foi concretizado como havia sido planejado no papel. Turistas das mais diferentes partes do planeta começaram a se hospedar e propagar o bom atendimento que recebiam – e, claro, não poupavam elogios à infraestrutura. O empreendimento ficou conhecido como um atrativo à parte na Terra das Cataratas. Seu fundador, inquieto, decidiu no período que era hora de inovar mais uma vez.

Xenofonte, ao voltar de uma de suas viagens internacionais, resolveu desenhar um parque aquático para os hóspedes do Hotel Panorama, para os turistas que visitavam a cidade e para os moradores. Fez contatos com as melhores empresas que desenvolviam parques pelo mundo na época. Dessa pesquisa conseguiu o endereço de empresas nos Estados Unidos, para onde ele foi pessoalmente adquirir as mais avançadas opções para lazer aquático.
O Acquamania foi inaugurado em 1985. O que era um hotel passou a ser um complexo, repleto de opções para os hóspedes. Desde sua criação, o Hotel Panorama é o único estabelecimento em Foz do Iguaçu que possui um parque aquático. O espaço é sinônimo de alegria e diversão para crianças, adultos, pais e hóspedes que gostam de tomar banho de piscina. O parque é inovador e original. Diariamente, a direção da unidade busca aprimorar recursos, visando garantir a modernidade da infraestrutura.

Melhorar cada vez mais as instalações do complexo é um objetivo do Hotel Panorama & Acquamania Resort. Assim, os visitantes poderão contar com uma infraestrutura ainda maior nos próximos anos. Uma grande área ao lado da atual sede foi adquirida. A direção planeja expandir seus negócios para melhor atender o público e oferecer mais serviços, pois nossa história é de superação dia a dia.

Trajetória de seu fundador

O médico Xenofonte Villanueva, nascido em Curitiba em 21 de agosto de 1924, com carreira profissional e empresarial (no ramo do café e da saúde) consolidada em Rolândia (PR), decidiu buscar algo novo, ao lado da esposa, Celita Fuganti Villanueva. O casal, então, mudou-se para Foz do Iguaçu para fundar e administrar de perto o Hotel Panorama & Acquamania Resort.

Os empreendedores tiveram quatro filhos: Oscar Francisco, Sônia Regina, Simone Heloísa e Solange Cristina. Doutor Xenofonte, como é conhecido, adquiriu ao longo de sua carreira muita notoriedade e respeito. De cirurgião médico conceituado, ele foi eleito pelo povo vereador de Rolândia (1968) e deputado estadual (1970). Sua carreira de médico durante 36 anos, atendendo todos sem distinção em Rolândia, rendeu-lhe a homenagem de cidadão honorário da cidade do norte paranaense, em 18 de dezembro de 2004.

A boa base econômica e o controle financeiro possibilitaram a ele investir em Foz do Iguaçu, lugar pelo qual Xenofonte se apaixonou. Numa mistura de inquietação, que ele diz ter herdado dos avós, imigrantes espanhóis, e de uma boa dose de humor, típica do povo brasileiro, o doutor conseguiu, com êxito, consolidar um grande empreendimento na Terra das Cataratas, hoje, mais do que nunca, um Destino do Mundo.